segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Biografia – Ao vivo (5 de 6)


As luzes do estúdio acenderam. Do canto, um produtor acenou indicando que faltava apenas um minuto para o programa entrar no ar. A maquiadora esfregava cosméticos na cara de Bruno. Preciso terminar logo, disse ela. O Torres não gosta de me ver aqui. Theo Torres, o apresentador, conferia no teleprompter seu monólogo inicial.

Já se passavam cinco semanas desde que Camila tinha terminado seu namoro com Bruno. Desde então, muita coisa mudou em sua vida. Começou com uma entrevista para o jornal Primeira Página. O repórter não estava muito interessado em saber o que era e o que não era verdade no livro. Estava mais preocupado em saber como ele se sentia tendo sua vida exposta. E Bruno mentiu. Em vez de contar o transtorno que havia sido o fim do relacionamento, preferiu dizer que ser famoso é um barato.

Dali em diante, sua fama só aumentou. Ele se tornou o que pode ser chamado de subcelebridade. Era constantemente procurado pela imprensa para dar palpite nos assuntos mais variados. Quem assina este terno que você está usando? O que você acha dos rumos da novela das oito? Na sua opinião, o governo está exagerando com a Lei Seca? Que conselho você dá para as mães adolescentes? E ele sempre se mostrou solícito.

Virou figurinha carimbada na noite carioca. Recebia cachê para passar duas horas em algumas festas que ele jamais iria se tivesse que pagar. Até príncipe de baile de debutante ele foi. Vivia dando autógrafos na rua, ouvindo conselhos de senhoras que reconheciam seu rosto, mas não sabiam exatamente quem era ele.

O ponto alto veio na última semana. Virou o queridinho de um site de entretenimento. Todo dia uma notícia. Bruno Castro caminha com amigo na Lagoa. Bruno Castro ataca de DJ. Sorridente, Bruno Castro acena para paparazzi no Leblon. Bruno Castro e ex-participante de reality show estão se conhecendo melhor. Tanta fama fez com que ele fosse chamado para o Meia Noite com Theo Torres, um dos late shows de maior audiência.

– Já imaginou chegar um dia em uma livraria e descobrir que as pessoas estão se estapeando para ler sobre a sua vida? Isso aconteceu com o nosso convidado de hoje. O Meia Noite recebe hoje o homem famoso por ser um homem comum, Bruno Castro – a plateia aplaude. Bruno cumprimenta Theo e senta no sofá. O apresentador toma um gole do chá que está em sua caneca – Bruno Castro, senhoras e senhores. Bruno, algumas pessoas na internet especulam que foi você quem financiou a produção deste livro. É verdade?

– Olha, Theo... Confesso que este livro trouxe consequências muito interessantes para a minha vida, mas de maneira alguma a imagem que é apresentada lá de alguma forma me beneficia.
– Quer dizer então que você se sente lesado pelo livro?
– Sim. Este livro mostra todas as vezes que eu menti para meus amigos, que eu enganei meus pais, meus irmãos. Para quem não me conhece, pode parecer muito legal a maneira como fui retratado, mas as pessoas próximas a mim se afastaram. Eu perdi minha namorada.
– Realmente, eu não ia querer que um livro contasse quantas vezes eu broxei – a plateia ri com a piada de Theo.

– Por sorte, o autor não se aprofundou muito nisso – algumas pessoas na plateia são tomadas por gargalhadas histéricas.
– Em relação ao autor, você pensa em processá-lo?
– De jeito nenhum. Eu conheci recentemente o Sandro Pestana. Ele é um velho à beira da morte, sozinho. Não ganharia nada processando ele. E provavelmente o velho morreria antes de me pagar alguma coisa.
– Você guarda mágoa por ele ter explorado a sua vida? Afinal, ele poderia ter investigado a vida de qualquer um.

– Acho que o autor deste livro teve seus motivos, não pretendo questioná-lo. Quando eu confrontei o Pestana ele me disse para aproveitar o que esse livro me trouxesse e eu estou seguindo este conselho.
A entrevista avança por três blocos. Theo Torres questiona os rumos da vida de Bruno, se ele pretende seguir carreira artística, se não teme cair no esquecimento. O bancário não se leva mais a sério. Já teve sua intimidade tão devassada que não vê mais sentido em guardar segredos.

– Só para concluirmos, Bruno, um site de fofoca divulgou esta semana que você estaria tendo um affair...
– Affair?
– É, eles gostam dessa palavra. Affair, boda, os fofoqueiros têm vocabulário próprio – a plateia volta a rir. – Bom, dizem que você tem um caso com a Leila, do reality show Praia Bela.
– É isso que andam dizendo?
– É sim.
– A Leila é muito bonita. Até comprei a revista em que ela posou nua. Mas ela é muita areia para o meu caminhão, vocês não acham? – ele pergunta para o auditório. O público se divide entre os que dizem sim e os que dizem não. – Theo, eu realmente encontrei com a Leila na semana passada, mas o mais perto que chegamos foi um papo ao pé do ouvido, devidamente fotografado e divulgado. E isso só ocorreu porque estava muito barulhento na boate onde estávamos.

– Conversa ao pé do ouvido? – Theo tinha tom de deboche na fala.
– Nada demais. Ela só estava me falando que estava lendo o livro e que sentia pena de mim. E isso foi muito interessante, porque ouvi todo tipo de reação. Teve quem dissesse me admirar, alguns afirmaram que me odiavam e a maioria se mostrou bem indiferente ao caso, mas ela foi a única que sentiu pena.
– E há alguma chance de vocês se aproximarem, se conhecerem melhor?
– A Leila é fenomenal, eu já disse, mas meu coração pertence a outra pessoa, que não me quer – o público deixa escapar uma interjeição, como se tivesse acabado de ver um filhotinho felpudo de gato.

– E quem é a dona do seu coração? – Bruno se prepara para fazer uma declaração de amor a Camila, mas vê que um dos produtores faz um gesto para Theo. Ele esfrega o dedo no pescoço, indicando que o tempo do programa está acabando. – Bruno, vamos combinar uma coisa. Gostei de você e tenho certeza que a plateia também – o auditório aplaude. – Se você conseguir conquistar essa garota, eu trago os dois aqui para conversarmos mais – sem que Bruno pudesse concordar ou discordar, o apresentador se levanta e encerra o programa.

No camarim, enquanto a maquiadora limpava seu rosto, ele pensava em Camila. Ela o tinha deixado por conta do livro, por conta das mudanças que a biografia trouxe para sua vida. Mas em momento algum ele pensou em se aproveitar desse novo status quo para reconquistar a namorada.

Passava de duas da manhã quando Bruno finalmente saiu do estúdio. Esticou o braço para um táxi e ordenou ao motorista que chegasse o mais rapidamente possível à Lapa.

Nenhum comentário: